domingo, 9 de outubro de 2011

Castração, mitos e verdades!

Bem, recentemente castrei meus filhotes. Primeiro a Maria e a Lisbela, agora o Chicó...
Como toda mãe, fiquei apreensiva com a cirurgia, rezei muito para São Francisco, conversei com a veterinária e tirei todas as minhas duvidas, fiz tudo certinho, e adivinha? Todos estão bem! Maria e Lisbela fizeram a cirurgia com a anestesia normal, não tiveram nenhum problema e a recuperação foi ótima. O Chicó fez a cirurgia na sexta-feira, com anestesia inalatória, também está tendo uma boa recuperação, mas como todo homem é manhoso, ele ta fazendo um pouco de dengo normal dos homens.
Começei a procurar umas coisas na internet pra tirar as minhas dúvidas, então pensei, muitas mães também tem as mesmas dúvidas que eu...então vamos ver o que é mito e o que é verdade...
*A castração deixa o animal gordo
MITO!!!! Quem deixa o animal gordo, é o dono! Depois da cirurgia o dono acha que o animal tem a necessidade de comer mais, e empurra comida no bichinho. O apetite do seu pet vai aumentar, mas você tem que controlar a alimentação dele. A Lisbela deu uma engordada depois da cirurgia, mas ela é muito ativa, então já perdeu peso e voltou a ter corpo de modelete rs.
*A castração deixa o animal bobo
MITO!! Bobo é o dono que não castra. Depois da castração, alguns bebes ficam gordinhos, não pela cirurgia, mas pelos motivos que citei acima, e com isso eles ficam mais quietos, já não brincam tanto, mas isso acontece por causa da obesidade. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração. Mas uma coisa não tem nada haver com a outra.
*A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel
MITO!! A cirurgia é muito rápida, principalmente nos machinhos, e a recuperação, ixii...nem se fala, em 24h seu bebê já estará pulando e fazendo a baguncinha de sempre. Em questão de poucos dias o seu filhote nem vai se lembrar que passou por esse procedimento!
*A castração evita câncer na fêmea
VERDADE!!!!!! As fêmeas castradas antes do primeiro cio têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama, se comparando com as fêmeas não castradas. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão
*Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa
VERDADE!!! Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. 
Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria
*MITO!! . Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes. 
 
Mas e ai, por quê devo castrar meu cachorrinho/gato macho?
 
1. Evitar fugas.
2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
5. Evitar tumores testiculares.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil , etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).

E as fêmeas, por quê castrar??

1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.
2. Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
3. Evitar pimetra(grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
4. Evitar episódios freqüentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das tetas.
5. Evitar cios.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças)

CONCLUSÃO!!!
Quem ama, castra! Castração, é acima de tudo, um gesto de amor com seu bichinho.

As informações citadas acima foram retiradas do site www.maedecachorro.com.br
 
Eu, como mãe de cachorro, super indico a castração, é a melhor escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário